Você está em:

Notícias

Voltar

Nise - Reimaginação da Loucura, Arranco faz homenagem a Nise da Silveira.

21/02/2024

No desfile de Carnaval deste ano, a luta antimanicomial do Rio de Janeiro, representada por usuários, trabalhadores e gestores da RAPS, além de entidades ligadas ao campo, brilhou com sua participação pela @arranco.oficial com o enredo "Nise - Reimaginação da Loucura". Foi uma homenagem a uma das mulheres que mais influenciaram as transformações das práticas do campo ao utilizar as artes como expressão e cuidado em saúde mental, Nise da Silveira.

Nise foi uma psiquiatra brasileira pioneira na defesa de uma abordagem humanizada no tratamento às pessoas em sofrimento mental. Considerada revolucionária na utilização da arte como ferramenta terapêutica, ajudou a desmistificar estigmas e a alçar os usuários em saúde mental sob seus cuidados a um novo lugar social. Sua importância em suas contribuições práticas, pois também inspirou gerações de profissionais a repensarem os modelos de tratamento de saúde mental.

É importante reconhecer que o legado de Nise da Silveira também contribui nos preceitos de um movimento mais amplo, que no Brasil teve seu início em fins da década de 70 chamado reforma psiquiátrica. Este agregando contribuições de inúmeras experiências de ruptura com o paradigma manicomial da França, Itália, Inglaterra entre outras. Nomes como Franco e Franca Basaglia, Rotelli, Paulo Amarante, Ana Pitta e muitos outros foram fundamentais na transição de abordagens asilares e segregadoras para modelos nos quais o usuário passa a ser considerado um sujeito de direitos.


formulário para recebimento de newsletter NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias e eventos do programa LAPS.