Você está em:

Notícias

Voltar

IdeiaSUS Fiocruz promove segunda roda de debate sobre economia solidária na reinvenção da vida.

10/10/2023

IdeiaSUS Fiocruz promove segunda roda de debate sobre economia solidária na reinvenção da vida

Três experiências estão na centralidade da  live “Sonhar coletivo: experiências de economia solidária na reinvenção da vida”, promovida pela Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (CPSMAP) da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, com apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz). A coordenação é de Ana Paula Guljor, do Laps/Ensp/Fiocruz, e Paulo Amarante, curador da CPSMAP.

A Cooperativa Social de Saúde Mental Ciranda Samaúma, localizada em Rio Branco, no Acre, promove a inclusão social e rompe com os estigmas e preconceitos associados às pessoas em sofrimento psíquico, valorizando e estimulando sua autonomia e potencial criativo. A experiência será apresentada por Amanda Schoenmaker, socióloga do governo do estado do Acre e coordenadora do Centro de Convivência Arte de Ser, e por Yara Bardales Mesquita, usuária da Rede de Saúde Mental e residente da Cooperativa Ciranda Samaúma.

Arte, horta & cia dá nome ao programa de geração de vida e renda do Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro (RJ), buscando estabelecer uma rede de sustentabilidade e autonomia, envolvendo a comunidade local. O projeto será apresentado por Margarete Araújo, psicóloga e coordenadora do Programa de Geração de Vida e Renda do Museu Bispo do Rosário.

A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana, conhecida como Libersol, em Curitiba (PR), promove ações para fortalecer os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira e da economia solidária, buscando, ainda, contribuir com empreendimentos econômicos solidários da região. A iniciativa será apresentada por Luís Felipe Ferro, terapeuta ocupacional e membro fundador da Libersol.

Serviço:
Data: 11 de outubro
Hora: 15h
Local: YouTube | Canal VideoSaúde Fiocruz
Link: https://www.youtube.com/watch?v=h6f3uB9Thn0

 

 


formulário para recebimento de newsletter NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias e eventos do programa LAPS.