Você está em:

Notícias

Voltar

AFROCAPS: Muito além do samba, da feijoada e da capoeira

13/11/2019

Entre os dias 11 e 29 de novembro, o coletivo Negro do CAPS Mandaqui realizará o evento AFROCAPS: Muito além do samba, da feijoada e da capoeira. O evento surgiu a partir de experiências exitosas no território e também de vivências racistas enquanto profissionais de saúde mental. Ao perceberem a carência de atividades e recursos para tratar destes assuntos, entendeu-se a importância de um evento que produzisse representatividade, que reconhecesse os adoecimentos que o racismo causa, que, sobretudo, ajudasse na compreensão das questões raciais como importantes produtoras de subjetividade e, com isso, possa produzir deslocamentos e garantir posturas e pensamentos descolonizados.

Muito além do samba, da feijoada e da capoeira, o AFROCAPS quer falar e ouvir sobre assunto que geralmente não são elencados como de interesse da população negra, como: blackmoney, afroempreendimento, necropolítica, educação. Não só falar e ouvir, o povo preto quer se ver nas telas de festiviais de cinemas, em revistas de economia, nas faculdades de medicina como estudantes e não como objeto de intervenção ou estudo. 

O questionamento deixado pelo coletivo é: Como co-construir projetos terapêuticos singulares sem colocar na conta o racismo sofrido pelos sujetos negros?

Para encarar o desafio de debater a temática racial dentro de um serviço público de saúde mental num território predominantemente branco, o Coletivo Negro do CAPS Mandaqui convida a todxs para a programação do evento AFROCAPS.


formulário para recebimento de newsletter NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias e eventos do programa LAPS.