Você está em:

PROJETO MEMÓRIA

CONHECENDO O PROJETO MEMÓRIA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL

Este site divulga um acervo de documentos (escritos, iconográficos e orais) recuperados, preservados e reunidos através do Projeto Memória da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

O projeto tem o compromisso político de promover a valorização da identidade do Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a fim de que a história desse grupo social não se perca.

Essa luta histórica, que influiu decisivamente em importantes mudanças nas políticas de saúde mental do país, produz novas possibilidades de integração social da “loucura” e do “louco”. A superação do estigma, da desqualificação que acompanha a loucura nos últimos séculos surge com práticas construídas por diferentes agentes sociais – família, usuários, profissionais de saúde, educadores, artistas, políticos, jornalistas, entre outros.

Hoje, passados mais de 30 anos da deflagração desse processo, há um acúmulo de documentos, materiais de divulgação, fotografias, leis e portarias, além das experiências das pessoas que foram ícones desse processo e também das que não estiveram sob os holofotes, mas que têm muito a narrar a respeito dessa caminhada. O projeto vem catalogando esses diversos materiais que contam a história do grupo social capaz de modificar instituições e libertar indivíduos segregados. Parte importante dos documentos foi escaneada, fotografias de eventos relevantes estão disponibilizadas assim como os materiais de divulgação, todos eles disponíveis no site. Depoimentos orais de atores políticos relevantes no processo da reforma psiquiátrica, aulas inaugurais do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Conferências e eventos organizados pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) podem ser visitados ou pesquisados na página do projeto. Esses materiais possibilitarão conhecer a história e a dinamicidade desse grupo e de suas bandeiras de luta.

O projeto do LAPS/ENSP/Fiocruz é parte de um crescente investimento do laboratório na linha de pesquisa História dos Saberes e Práticas no Campo da Saúde Mental. Como resultados desse investimento, destacam-se: o projeto Memória da Psiquiatria no Brasil, vasto acervo de monografias, dissertações e teses, além do amplo acervo documental que fomentou este projeto. Entre as atividades permanentes do LAPS, destacam-se os Cursos de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – que ocorre há 25 anos e são realizados no Rio de Janeiro e em outras cidades – e o desenvolvimento de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de estágio de pós-doutorado. Assim, a intenção dos pesquisadores do Projeto Memória da Reforma Psiquiátrica no Brasil é difundir informações sobre esse processo histórico ocorrido no campo da saúde mental brasileira, tornando-o acessível a diferentes gerações e segmentos sociais.


NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias e eventos do programa LAPS.
   
SITES RELACIONADOS